terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Algumas impressões da chegada

Oi gente...o sonho continua...projeto de imigração pra levar na entrevista é só um projeto...isso aqui é de verdade! Cada vez tô curtindo mais isso tudo, o sotaque quebeco, o frio e as oportunidades.


Chegar no frio não é um bicho de sete cabeças, mas vai depender só de você...
No dia que chegamos em Mtl, o táxi nos deixou na porta do prédio, só que enfiou as malas em 70 cm de neve...
e se tu não tá com a mente aberta e o coração tranquilo...tu já faz uma briga com ele ali msm ( eu sou uma gaúcha encreiqueira e faca na bota)....pq no táxi ele bota uns 30º e na rua tá -15 e a tua bota trazida do BR não é impermeável, tu tá com fome e sem dormir por umas 50 hs por conta de conexões, voos cancelados por conta da neve, etc. Mas aí, tu respira, entra no prédio, tá super quentinho, toma um banho e td volta a ser como era antes...hehe


No dia seguinte saímos pra comprar um casaco e botas descentes e esta época (fevereiro) é a melhor, pq tá td em promoção....em 2009 qdo viemos em abril ainda estava frio (pegamos -8) mas não tinha roupa nem apetrecho de frio nas lojas.


QUando eu tava no BR ouvia dizer que aqui é cheio de burocracia, q tu tem q agendar rendezvous pra tudo!
Realmente, tem que marcar sim, mas naquele horário a pessoa está completamente a tua disposição!



Quando saí daqui em 2009 eu tinha certeza que me sairia super bem pq falava inglês bem, mas agora, como imigrante é ooooutra coisa...o governo está te pagando pra falar francês, então, falem francês! TOUJOURS!
Francês da aliança é ótimo, mas o francês falado no QC é quebeco! Não é francês internacional!!


O mercado de trabalho está super aberto, admiro quem chega com um emprego, mas se puder, aproveite os cursos que o governo oferece...afinal, apesar de algumas coisas parecidas, o Quebéc é muito diferente do Brasil, e vc tem que dançar conforme a música.


Por enquanto é isso que me lembro...bonne chance!


3 comentários:

  1. Nossa, essa canseira de viagem, eu não quero nem imaginar. No fim do ano iremos visitar Montréal, e estão previstas 18 horas de vôo na ida, e na volta. E será durante o inverno, então já estou vendo que iremos chegar em pelo menos umas 26 horas... :(

    Acho que é bacana ir preparado para passar 2 meses por conta da chegada, e não assumir um emprego logo de cara, pois para alguns todo esse processo de imigração é massivo e com certeza deve ser indescritível a conquista. No nosso caso pelo menos tem sido pesada nossas limitações para que tudo dê certo. Espero que dê, tanto pra gente, quanto pra vocês!

    Curtam o lugar, se divirtam, e comecem a viver o sonho que agora começa a se tornar real!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Oi Taís, que aventura hein.
    Eu gostaria de chegar no verão, pra ir me acostumando com a temperatura gradualmente, mas nunca se sabe, rs! E olha que a neve que eu conheço é só a de um refrigerador que tivemos que não era frost free ehehehe.
    Eu concordo com o que o Filipe disse. São muitas coisas pra se acostumar e pra se organizar. Se vocês estão preparados financeiramente para ficar uns meses desempregados então aproveitem. Esse será o tempo pro corpo de vcs se acostumar a uma nova dieta, a um clima diferente, será o tempo que vocês precisarão pra pensar em alugar um imovel, comprar coisas básicas, ter internet, celular, costume de conversar em quebecois mesmo no telefone, efim, uma série de coisas. E essas coisas podem atrapalhar sua concentração no seu primeiro trabalho. Mas tem gente que consegue. =)
    Um abraço e boa sorte!
    Vivi (http://frozenburguers.wordpress.com/)

    ResponderExcluir
  3. Parabéns ao casal pela conquista de um sonho!!!!Desejamos toda sorte do mundo nessa nova jornada, afinal, está apenas começando!
    Abraços.
    Jaynara e André

    ResponderExcluir