Blog criado pra reunir informações sobre Imigração e pra descrever as nossas aventuras, agora direto de Montréal...c'est vrai, on est la!!!
terça-feira, 22 de fevereiro de 2011
iMpressões continua se escrevendo com M né?
Algumas impressões da chegada
Oi gente...o sonho continua...projeto de imigração pra levar na entrevista é só um projeto...isso aqui é de verdade! Cada vez tô curtindo mais isso tudo, o sotaque quebeco, o frio e as oportunidades.
Chegar no frio não é um bicho de sete cabeças, mas vai depender só de você...
No dia que chegamos em Mtl, o táxi nos deixou na porta do prédio, só que enfiou as malas em 70 cm de neve...
e se tu não tá com a mente aberta e o coração tranquilo...tu já faz uma briga com ele ali msm ( eu sou uma gaúcha encreiqueira e faca na bota)....pq no táxi ele bota uns 30º e na rua tá -15 e a tua bota trazida do BR não é impermeável, tu tá com fome e sem dormir por umas 50 hs por conta de conexões, voos cancelados por conta da neve, etc. Mas aí, tu respira, entra no prédio, tá super quentinho, toma um banho e td volta a ser como era antes...hehe
No dia seguinte saímos pra comprar um casaco e botas descentes e esta época (fevereiro) é a melhor, pq tá td em promoção....em 2009 qdo viemos em abril ainda estava frio (pegamos -8) mas não tinha roupa nem apetrecho de frio nas lojas.
QUando eu tava no BR ouvia dizer que aqui é cheio de burocracia, q tu tem q agendar rendezvous pra tudo!
Realmente, tem que marcar sim, mas naquele horário a pessoa está completamente a tua disposição!
Francês da aliança é ótimo, mas o francês falado no QC é quebeco! Não é francês internacional!!
O mercado de trabalho está super aberto, admiro quem chega com um emprego, mas se puder, aproveite os cursos que o governo oferece...afinal, apesar de algumas coisas parecidas, o Quebéc é muito diferente do Brasil, e vc tem que dançar conforme a música.
Por enquanto é isso que me lembro...bonne chance!
sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011
Depilação feminina em Montréal (Dica)
Curso de inglês em Montréal (Dica)
Giovani tem o básico de inglês e eu fiz o curso intensivo no Brasas.
"Comecei no Sudoeste/DF, avaliada no teste de nível pra começar no livro 2. Fazia aula de segunda a sexta-feira das 7h as 8:30h da manhã...é verdade, tem várias pessoas que podem provar que eu acordava muito cedo aquela época!
Era cansativo, mas a cada dia eu em entusiasmava mais e mais com o método, só inglês, nenhuminha palavrinha em português e os professores se rolando no chão fazendo mímicas e o escambau para que não precisássemos traduzir e assim acostumar o tico e teco a pensar em inglês. Lá fiquei até o livro 6 pq no sudoeste a orientadora chegou a conclusão que aprenderíamos muito mais no avançado se fizéssemos só 3x por semana. Eu fiquei em choque, queria acabar logo o curso e falar, me comunciar realmente, poder trabalhar em inglês, vir pro Canadá, etc. Passado o susto, fui pra Asa Sul pq lá continuariam a oferecer intensivo.
Terminei o curso em um ano e meio, acho...o último livro é bem desgastante, mas não me arrependo de ter feito assim. Vim pra Montréal estudar francês por um mês, pra passar na entrevista e conhecer a cidade, entre outras coisas...Me comuniquei muito bem com todo mundo e me achei o máximo, porque no Brasil a gente acha que é um merda e não fala nada. (Mas também não pratica)
Lógico que o mérito é meu, modestia a parte, sempre me esforcei muito, estudando além do Brasas umas 2h por dia, ouvindo rádio, fazendo podcasts , lendo livros juvenis em inglês e mais uma cacetada de coisas (o que não tenho muito saco pra fazer em francês :/)
Mas acho que pra trabalhar na minha área em inglês preciso de mais, sempre mais, principalmente a parte escrita, produção de textos, etc."
Pequena pausa pra responder ao filipevsm (acho que está tudo aí), fomos na Comissão Scoilaire de Montréal e o curso começa em 7 de abril, intensivo, from monday to thursday de 5:30 a 9:30 pm, $120 o trimestre, baratinho né? Aí no dia 21/3 vai rolar o teste de nível as 5pm, lá mesmo.
Saindo no metrô Sherbrooke, é só pegar o bus 144 e na Rua des Pines parar na 2ª parada marromeno.
Acho que é isso...à tantôt!
domingo, 13 de fevereiro de 2011
Chegamos!
então, chegamos super bem...sem problemas na viagem. Ok, ok, um pouco cansativa, muitas conexões, voo de NY pra Mtl foi cancelado....mas a viagem foi super tranquila.
Chegamos na Imigração em Mtl, fomos muito bem recebidos, pegamos um táxi e viemos pro Studio onde estamos até maio...meio metro de neve na rua e um frio de lascar!!
Tudo certo, o ap. é ótimo, quentinho, aconchegante e então saímos pra comer...Chegamos num resto (Capri) na Blv. Rosemont, meio com cara de velho, má impressão (pq eu sou assim fresca???)...mas td bem, estávamos doidos por uma comidinha quentinha e eis que a garçonete (uma senhora simpatissíssima) nos oferece uma sopa...q delícia!!!! Era tudo o que a gente queria!
Bem, devidamente comidos, voltamos pro Studio pra dormir...ai q delícia!
No dia seguinte, eu esqueci o que agente fez, rsrs...Mas já tiramos o NAS, Assurance Maladie, nos inscrevemos na francisação a tempo completo e amanhã vamos na Comissão Scolaire de Mtl pra ver o curso de inglês...
Como tenho preguiça de escrever, vou colocar os videozinhos que fizemos no passeio hj lá no cote-des-neiges...
Á plus!