quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Exames médicos para imigração

Achei um blog super interessante dentro do jornal O Globo que chama-se "O Canadá sob o olhar de uma imigrante". E ontem ela falou sobre uma família de franceses que está correndo o risco de ser expulsa do Canadá por causa de uma doença da filha de sete anos: paralisia cerebral!

Vale a pena acompanhar as impressões dela...

Doença de criança ameaça imigração de família francesa
Mesmo depois de morar cinco anos no Canadá, uma família de imigrantes franceses corre o risco de ser expulsa do país por conta da doença da filha caçula, que tem apenas sete anos e sofre de paralisia cerebral. A história foi publicada nesta quarta-feira no jornal 24 Heures.
O Ministério de Imigração alega que manter a menina custa muito caro ao Estado, devido ao tratamento delicado ao qual ela deve se submeter. Os pais lutam na Corte Federal pelo direito de permanecer no Canadá, alegando terem sido induzidos a erro pelos funcionários da embaixada canadense em Paris.
"Nós mencionamos o estado de nossa filha e eles nos asseguraram que tudo estava em ordem", afirmou o empresário David Barlagne, de 39 anos, pai da criança. "Nós estamos aqui há mais de cinco anos, estamos bem integrados ao cotidiano dos quebequenses e queremos viver nossos projetos aqui", declarou. Ele possui o visto de trabalho, que vence em 2011.
Um dos advogados da família, Stéphane Minson, espera um "gesto de humanidade" da parte do ministro de Imigração, Jason Kenney, para que eles sejam autorizados a ficar. "Essa é uma situação extremamente difícil para a família, mas o pior é o debate para saber se a filha deles é um fardo (...) Dizer que uma criança pode ser qualificada de fardo é chocante", disse Kenney.
Segundo o tablóide, cerca de cinco mil imigrantes são recusados todos os anos no Canadá por conta de problemas de saúde. Mas o estranho é que, para qualquer imigrante conseguir o visto, é preciso que se faça exames médicos. Então, como o governo pode alegar inadmissibilidade médica, mesmo depois de cinco anos do processo? Um outro lado da moeda...

Um comentário:

  1. Opa, muito boa a dica do blog, nem imaginava que O Globo tivesse alguma coisa assim!

    Sobre a história da criança, realmente, se fizeram os exames médicos para ter o visto, como podem se queixar de alguma coisa?!

    Abraço...

    25 de fevereiro de 2010 10:30

    ResponderExcluir