domingo, 4 de outubro de 2009

Vous êtes aceptés!

Oui! Nous sommes aceptés!
É com imenso alívio que venho aqui relatar a minha (T) versão da nossa entrevista.
Saímos de Bsb as 8 da matina, chegamos em SP as 10:30 aprox. e as 11 já estávamos no famoso prédio da Berrini! Nos informamos na recepção qual a sala do Bureau e se era ali mesmo..hehe
Dali fomos pro shoping D&D que fica à uma quadra, passeamos um pouquinho e fomos à Estação Berrini do trem pra pegar minha irmã que também estava em SP. Almoçamos os três no D&D, botamos as fofocas em dia, tomamos café, nos trocamos e a dor de barriga começou a pegar, G. tava tranquilo, mas eu comecei a pirar o cabeção, as mãos suando, náusea, dor de barriga, que afliçãããã!!!!
Bom, não tinha jeito, não dava pra voltar atrás e eu nem queria isso...mas não me lembro de ter ficado tão nervosa em toda a minha vida, nem defesa de TCC, nem casamento nem nada!
So, as 15:10 fomos pro escritório e minha irmã ficou nos esperando no Garfu's em frente ao prédio. Lá ficamos na famosa sala de espera e na tv tava rolando um show, ACHO que era em comemoração aos 400 anos do QC?! Ali G. me acalmou, conversamos amenidades, sem prestar atenção direito ao q o outro dizia, rsrs, em francês, bien sûr!
Saiu um casal de um das salas, com um sorriso no rosto e uma expressão de alívio que nos cumprimentou e saiu...
MMe. Sylvaine nos chamou lá pelas 15:40 perguntando se nós éramos nós, já mandou direto: seu nome é de uma poeta? ou significa mulher q gosta de poesia? eu super me enrolei pq não conseguia dizer direito o que meu nome significa...kkkk...e não é que a mulher foi "googlar" meu nome?? super simpática, nos deixou bem a vontade...mto bom mesmo, nesse momento eu descontraí total, aí ela começou a pedir os passaportes e foi perguntando como quem não quer nada: vcs querem ir mesmo pra Montreal? PQ? e G. como era o requerente principal foi respondendo que tinhamos passado um mês lá em abril/09, gostamos mto da cidade, do astral blá-blá-bla...dpois de perguntar pra ele, coisas específicas sobre profissão dele aqui, o que pretendia fazer, o que fazia aqui, ela passou pra mim, pediu meus documentos e fomos conversando, foi mais um bate-papo msm...pra mim foi bem mais light pq G já tinha feito o dever de casa e tinha convencido MMe. Sylvaine que estávamos preparados em tds os sentidos... Ela não me perguntou nada em inglês...e logo depois de conferir meus docts soltou:
Vous êtes aceptés! vou imprimir seus csq's...assim, sem mta emoção, nós comemoramos com uma troca de olhares e quando ouvimos o barulhinho da impressora parece q tinham tirado um saco de 100kg das costas....que sensação maravilhosa, alívio, alegria...sei lá mais o que!
Ela nos entregou o guia apprendre le QC, folhetinho sobre a francisation e reembolso do curso da aliança e ainda mostramos o mapinha de Montreal com as ofertas de aluguel...e ela mostrou até onde morava, deu várias dicas sobre bairros pra morar.
Ela olhou também nossas ofertas de emprego (planos A,B,C) e não olhou os orçamentos que tínhamos preparado pros quatro primeiros meses.
Acho que foi isso...algumas coisas que ela falou, sinceramente, não entendi nadinha..rsrs
Quero agradecer de coração aos relatos postados nos blogs, comunidade Brasília-Canadá, Brasil-Quebec e Quero ir pra Quebec do orkutico...ajudaram muito!
Agora é correr pro federal...reunir documentação, tirar fotos,etc.

Um comentário:

  1. Ja falei por e-mail, mas so pra registrar aqui, vale a pena repetir: PARABENS!!! Muita sorte pra vcs. Saibam que tem uma torcida baiana de peso aqui, hehe. Bjs

    ResponderExcluir