terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

iMpressões continua se escrevendo com M né?

kkkkk...não tem desculpa....não tô há tanto tempo fora do BR pra escrever N antes de P e B...já sou uma negação pra escrever/dissertar/sintetizar, etc...agora este tipo de erro...não me perdôoooooo (ainda tem acento?)

Algumas impressões da chegada

Oi gente...o sonho continua...projeto de imigração pra levar na entrevista é só um projeto...isso aqui é de verdade! Cada vez tô curtindo mais isso tudo, o sotaque quebeco, o frio e as oportunidades.


Chegar no frio não é um bicho de sete cabeças, mas vai depender só de você...
No dia que chegamos em Mtl, o táxi nos deixou na porta do prédio, só que enfiou as malas em 70 cm de neve...
e se tu não tá com a mente aberta e o coração tranquilo...tu já faz uma briga com ele ali msm ( eu sou uma gaúcha encreiqueira e faca na bota)....pq no táxi ele bota uns 30º e na rua tá -15 e a tua bota trazida do BR não é impermeável, tu tá com fome e sem dormir por umas 50 hs por conta de conexões, voos cancelados por conta da neve, etc. Mas aí, tu respira, entra no prédio, tá super quentinho, toma um banho e td volta a ser como era antes...hehe


No dia seguinte saímos pra comprar um casaco e botas descentes e esta época (fevereiro) é a melhor, pq tá td em promoção....em 2009 qdo viemos em abril ainda estava frio (pegamos -8) mas não tinha roupa nem apetrecho de frio nas lojas.


QUando eu tava no BR ouvia dizer que aqui é cheio de burocracia, q tu tem q agendar rendezvous pra tudo!
Realmente, tem que marcar sim, mas naquele horário a pessoa está completamente a tua disposição!



Quando saí daqui em 2009 eu tinha certeza que me sairia super bem pq falava inglês bem, mas agora, como imigrante é ooooutra coisa...o governo está te pagando pra falar francês, então, falem francês! TOUJOURS!
Francês da aliança é ótimo, mas o francês falado no QC é quebeco! Não é francês internacional!!


O mercado de trabalho está super aberto, admiro quem chega com um emprego, mas se puder, aproveite os cursos que o governo oferece...afinal, apesar de algumas coisas parecidas, o Quebéc é muito diferente do Brasil, e vc tem que dançar conforme a música.


Por enquanto é isso que me lembro...bonne chance!


sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Depilação feminina em Montréal (Dica)

Como toda mulherzinha acostumadinha a fazer sua depilaçãozinha e acabar com a Monga que mora dentro de mim, fui atrás de depilação com cera quente aqui em Montréal. Eu vi no orkut uma depiladora na St. Denis, mas depois de passar trocentas vezes na frente da Yves-Rocher, resolvi fazer a axila, assim pra tirar uma febre néam. EU fui nessa aqui que fica dentro do Metrô, saindo pela Estação MCGill mas tem várias espalhadas pela cidade.

QUem fez foi uma chilena cheia de historinhas mas a cera não é aquela que puxa com ela mesmo, de mel, cera negra, sei-la-o-que que eu adoro, ela espalha com o palito e tira com um papel. Eu gostei, apesar de ser apaixonada com a outra...Saí de lá limpinha, cheirosinha e lisinha, com -$13 na carteira.

Agora achei um salão aqui perto de casa, entre a Papineau e a Christophe Colomb, que tem, é mais barato mas ainda não tive coragem....veremos como se comporta.


Á plus,

Curso de inglês em Montréal (Dica)

Bem, na espera pela Francisação em tempo completo, que deve começar em maio, fomos atrás de inglês. Em Montréal, praticamente todos os empregos pedem fluência nas duas línguas.
Giovani tem o básico de inglês e eu fiz o curso intensivo no Brasas.

"Comecei no Sudoeste/DF, avaliada no teste de nível pra começar no livro 2. Fazia aula de segunda a sexta-feira das 7h as 8:30h da manhã...é verdade, tem várias pessoas que podem provar que eu acordava muito cedo aquela época!
Era cansativo, mas a cada dia eu em entusiasmava mais e mais com o método, só inglês, nenhuminha palavrinha em português e os professores se rolando no chão fazendo mímicas e o escambau para que não precisássemos traduzir e assim acostumar o tico e teco a pensar em inglês. Lá fiquei até o livro 6 pq no sudoeste a orientadora chegou a conclusão que aprenderíamos muito mais no avançado se fizéssemos só 3x por semana. Eu fiquei em choque, queria acabar logo o curso e falar, me comunciar realmente, poder trabalhar em inglês, vir pro Canadá, etc. Passado o susto, fui pra Asa Sul pq lá continuariam a oferecer intensivo.
Terminei o curso em um ano e meio, acho...o último livro é bem desgastante, mas não me arrependo de ter feito assim. Vim pra Montréal estudar francês por um mês, pra passar na entrevista e conhecer a cidade, entre outras coisas...Me comuniquei muito bem com todo mundo e me achei o máximo, porque no Brasil a gente acha que é um merda e não fala nada. (Mas também não pratica)

Lógico que o mérito é meu, modestia a parte, sempre me esforcei muito, estudando além do Brasas umas 2h por dia, ouvindo rádio, fazendo podcasts , lendo livros juvenis em inglês e mais uma cacetada de coisas (o que não tenho muito saco pra fazer em francês :/)
Mas acho que pra trabalhar na minha área em inglês preciso de mais, sempre mais, principalmente a parte escrita, produção de textos, etc."

Pequena pausa pra responder ao filipevsm (acho que está tudo aí), fomos na Comissão Scoilaire de Montréal e o curso começa em 7 de abril, intensivo, from monday to thursday de 5:30 a 9:30 pm, $120 o trimestre, baratinho né? Aí no dia 21/3 vai rolar o teste de nível as 5pm, lá mesmo.
Saindo no metrô Sherbrooke, é só pegar o bus 144 e na Rua des Pines parar na 2ª parada marromeno.

Acho que é isso...à tantôt!

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Chegamos!

Uau....quase dois meses sem passar aqui... vou tentar resumir a chegada:
então, chegamos super bem...sem problemas na viagem. Ok, ok, um pouco cansativa, muitas conexões, voo de NY pra Mtl foi cancelado....mas a viagem foi super tranquila.
Chegamos na Imigração em Mtl, fomos muito bem recebidos, pegamos um táxi e viemos pro Studio onde estamos até maio...meio metro de neve na rua e um frio de lascar!!
Tudo certo, o ap. é ótimo, quentinho, aconchegante e então saímos pra comer...Chegamos num resto (Capri) na Blv. Rosemont, meio com cara de velho, má impressão (pq eu sou assim fresca???)...mas td bem, estávamos doidos por uma comidinha quentinha e eis que a garçonete (uma senhora simpatissíssima) nos oferece uma sopa...q delícia!!!! Era tudo o que a gente queria!
Bem, devidamente comidos, voltamos pro Studio pra dormir...ai q delícia!
No dia seguinte, eu esqueci o que agente fez, rsrs...Mas já tiramos o NAS, Assurance Maladie, nos inscrevemos na francisação a tempo completo e amanhã vamos na Comissão Scolaire de Mtl pra ver o curso de inglês...
Como tenho preguiça de escrever, vou colocar os videozinhos que fizemos no passeio hj lá no cote-des-neiges...
Á plus!